Os Molinos de Ciudadeja MTB

Introducción

Este é um caminho circular com uma distância de 10,3 quilómetros (16,5 km com os seus dois ramos), através de uma das áreas mais intactas do Parque Natural da Serra Norte de Sevilha. O percurso foi aprovado pela Federação Andaluza de Montanhismo, com o número PR-A 412, e foi sinalizado com faróis de madeira, marcações pintadas, postes com bandejas direccionais e painéis informativos, respeitando sempre o ambiente natural e a harmonia da paisagem.

Información

Ruta

Descripción de la ruta

O caminho começa na Plaza de España, de onde se caminha em direcção à estrada de San Nicolás del Puerto, para tomar o caminho que sai à esquerda após cerca de 200 metros ao longo desta estrada.

Após 3 quilómetros através de pastagens, o caminho junta-se ao caminho do túnel, um dos troços mais atractivos do percurso. O seu nome deriva da disposição da vegetação, que forma um túnel verde de morangueiros, aroeiras, “durillos”, “alaternos” e outras espécies características da floresta mediterrânica.

Depois de seguirmos o caminho do túnel, chegamos à margem do rio Ciudadeja, e é neste ponto que começa o primeiro desvio do caminho, neste caso um percurso de ida e volta que nos levará ao eremitério de Nuestra Señora de Belén.

Depois deste desvio, o caminho continua a jusante, com paisagens típicas de floresta de galeria, formada por choupos, freixos, freixos… bem como a atracção cultural dos antigos moinhos de água que o caminhante descobrirá.

Depois de chegar à área conhecida como La Molineta, encontramos o segundo ramo do trilho, mais uma vez uma viagem opcional de ida e volta que nos permitirá desfrutar do Molino del Niño Dano, um dos mais bem conservados.
Se não quiser passar sem o desvio, pode continuar ao longo da rota circular em direcção a Las Navas através do túnel verde que compõe o caminho de El Tesoro.